Como prevenir o surgimento de estrias e suavizar as existentes

As estrias caracterizam-se por um rompimento das fibras elásticas que sustentam a camada da pele, formada por colágeno e elastina. Ocorrem em estados fisiológicos e ou patológicos, como gravidez, adolescência, crescimento acelerado, obesidade, levantamento de peso e uso contínuo de alguns medicamentos de uso oral ou tópico de longo prazo.

O tratamento precoce das estrias vermelhas é primordial para evitar a destruição das fibras de colágeno e elastina e posterior formação de cicatrizes conhecidas como estrias brancas ou antigas.

Para auxiliar a prevenção e ou diminuir a formação das estrias é necessário fornecer substâncias que estimulam a reorganização e síntese do colágeno e elastina, assim como ativos para diminuir a degradação destas proteínas.

Na farmácia de manipulação, podem ser preparados cremes, loções e séruns com ativos hidratantes, regeneradores e alguns ácidos, abaixo listamos os mais utilizados.

  • Hidratantes e regeneradores: óleo de rosa mosqueta, óleo de amêndoas, óleo de semente de uva, hydroxyprolisilane C, ascorbosilane C e fatores de crescimento.
  • Ácidos: Glicólico e Retinóico*.

*com prescrição médica.

Advertência

Nunca compre medicamento sem orientação de um profissional habilitado.

Compartilhar:

Posts relacionados

Óleo de coco vaginal

O óleo de coco é um produto 100% natural. Possui propriedades antioxidantes que favorecem a região vaginal ajudando a manter o pH em equilíbrio e

Leia mais »