Pesquisar
Close this search box.

Probióticos – Melhora do equilíbrio da microbiota intestinal do seu pet

Assim como os humanos, os animais têm uma enorme quantidade de bactérias no intestino, que são fundamentais para a digestão dos nutrientes e vitaminas que garantem uma vida saudável. No entanto, quando uma bactéria começa a se multiplicar de maneira exagerada ou uma bactéria “ruim” invade o organismo, começam a aparecer os problemas no intestino.

Sinais na alteração intestinal do pet são mais comuns do que se imagina, uma vez que podem surgir  por simples motivos como troca da ração, mudanças no ambiente, chegada de outro pet, ausência do tutor, alimentação de má qualidade, início de um tratamento com antibióticos, entre outros. No caso dos gatos, a ingestão das bolas de pelo e o estresse comumente provocado por mudança de móveis, visitas ao veterinário, pessoas ou pets diferentes no ambiente, entre outras causas também podem promover distúrbios da microbiota. É nessas horas que o seu pet precisa de um probiótico.

Os micro-organismos vivos, quando administrados em quantidade suficiente, conferem benefício à saúde do hospedeiro e são denominados probióticos. Tais micro-organismos são utilizados em preparações farmacêuticas ou produtos fermentados.   O probiótico para cães e gatos possui microrganismos naturais, que já existem na flora intestinal dos animais e agem para melhorar a absorção dos nutrientes e vitaminas. São utilizados para a prevenção ou no caso de haver alguma alteração intestinal no pet. Dessa forma, contribuem para o aumento das bactérias benéficas do organismo do seu pet e impedem o crescimento das bactérias ruins. Além de melhorar a imunidade e a absorção de alimentos, os probióticos trazem benefícios por aliviarem os sintomas de alergias, regularizarem os níveis de colesterol e amenizarem sintomas de diarreia.

Além dos probióticos, existem os prebióticos, que também auxiliam no equilíbrio da flora intestinal, pois são fibras fermentáveis que funcionam como um alimento para as bactérias boas, aumentam assim a imunidade dos pets e dificultando a entrada de parasitas como vermes e vírus. Mistura de probióticos com prebióticos, denomina-se Simbióticos.

Quando o pet apresenta alterações intestinais como distúrbios aumento dos gases intestinais, fezes pastosas ou líquidas, com ou se sangue; inchaço na barriga ou distúrbios que o animal aparenta estar com dor na barriga, é importante reverter esse quadro o mais rápido possível para que a situação não se agrave para algo mais severo, como uma infecção. No entanto, antes de medicar o seu animal de estimação ou fazer qualquer alteração na sua dieta, primeiro você deve consultar um médico-veterinário, já que a escolha deve ser de um probiótico específico para cães e gatos, o produto deve ser focado no oferecimento das cepas probióticas desejadas e diferente de um suplemento convencional.

Para mais informações consulte um médico veterinário!

Compartilhar:

Posts relacionados