Você sabia que o carvão pode ser usado em tratamentos de beleza?

Apesar da aparência escura, o  carvão ativado ou vegetal se tornou um grande aliado da beleza. As prateleiras estão cheias de produtos com o mineral  para a pele que, entre diversos benefícios, promove uma limpeza profunda sem adição de químicos pesados e potencialmente tóxicos. Não importa o tipo de cuidado com a pele, ultimamente parece que a moda é mesmo incluir o carvão ativado na fórmula.

 De origem natural e vegetal, a substância promove a renovação das células da pele, uniformização da cor, redução da oleosidade, diminuição dos poros, estímulo à produção de colágeno, atenuação da acne (cravinhos e espinhas), suavização das linhas finas e produção de efeito luminoso na pele.

Diferente do carvão usado nos churrascos,trata-se de uma substância obtida pela queima de madeiras específicas, como a cortiça ou a casca de coco, que apresenta como propriedades ação adstringente, desintoxicação e  limpeza profunda da pele.

As partículas do carvão ativado são extremamente porosas e funcionam como uma esponja absorvendo a oleosidade e as sujidades da pele, como células mortas e resíduos de maquiagem. Além disso, por serem abrasivos, promovem um afinamento garantindo maciez e brilho na pele.Tais ativos ajudam na hora de higienizar, esfoliar e também controlar a oleosidade da pele. E assim, livre de poluentes e das células mortas, a derme consegue absorver melhor os ativos dos demais produtos.

O uso do carvão pode ser  feito em todas as épocas do ano, desde que haja uma proteção solar adequada após o procedimento,  bem como em todos os tipos de pele, exceto para pacientes com pele muito sensível,  alérgicos, gestantes e lactantes.

Consegue se associar a uma pele que é acneica, oleosa, ou até mesmo a rosácea, devido conseguir diminuir o processo inflamatório da pele, absorver o excesso de oleosidade e deixar essa pele mais limpa e livre para que outros ativos consigam ter uma penetração maior.

Além do tratamento com produtos manipulados, existe uma técnica de tratamento facial que utiliza o laser associado a uma máscara negra de carvão ativado chamado de  Black peel (também conhecido por máscara de Carvão ou de Carbono e Hollywood Laser Peel ou Peeling de Hollywood), que é o procedimento de rejuvenescimento facial queridinho do momento uma vez que  promovem a renovação das células da pele e estimulam o colágeno na região de tratamento, sem causar descamação, como geralmente acontece nos peelings tradicionais, onde o paciente pode voltar a desempenhar suas atividades corriqueiras logo após a sessão, já que não causa irritação, vermelhidão, inchaço ou descamação da pele na região tratada.

Na Farmafórmla você encontra o Protocolo Black peel , além de diversos produtos cosméticos com carvão vegetal.

Com a promessa de limpar, hidratar profundamente a pele, retirar cravos, tudo sem fazer uso de químicas pesadas e agressivas, o carvão já foi incluído na rotina de cuidados com a pele! Para mais informações consulte um dermatologista!

Compartilhar:

Posts relacionados

Óleo de coco vaginal

O óleo de coco é um produto 100% natural. Possui propriedades antioxidantes que favorecem a região vaginal ajudando a manter o pH em equilíbrio e

Leia mais »