Pirulito – Remédio em forma de guloseima

Administrar medicamentos para crianças nem sempre é uma tarefa fácil. Os pais tentam de várias formas, mas o sabor desagradável e dificuldade da deglutição são as principais queixas. Para facilitar esse processo de agradar o paladar infantil, uma alternativa são as apresentações de sabor adocicado e aparência que remete a guloseimas, como os pirulitos, demonstrando assim, a importância dos produtos lúdicos para o público infantil na área da farmácia.

O pirulito é uma preparação farmacêutica de consistência sólida, destinada a se dissolver lentamente na boca, liberando o fármaco para absorção através da mucosa oral. Ou seja, é adequado à fármacos para absorção sistêmica através da mucosa bucal. Todavia, a porção do ativo dissolvido na saliva é ingerida e, portanto, absorvida no trato gastrointestinal.

O fato de dissolverem-se lentamente na boca, resulta em formas de escolha para a administração de substâncias que apresentam máximo benefício quando permanecem em contato prolongado com o tecido local, como por exemplo, antifúngicos utilizados para o tratamento da candidíase oral, como a nistatina. Também são usados em quadros de afecções orofaríngeas, dor, febre e inflamação. Algumas substâncias usadas em pirulitos são:tetracaína, fluoreto de sódio, paracetamol, benzocaína, ácido ascórbico, cimetidina, clotrimazol, lidocaína, ibuprofeno, hidrocortisona, nistatina, pectina, pilocarpina, piroxicam, prednisona, vitaminas e minerais.

O mercado farmacêutico está sempre em busca de inovações para promover ao paciente conforto e praticidade nas formas farmacêuticas inovadoras, como é o caso do pirulito. E assim, a Farmafórmula também disponibiliza esta forma farmacêutica diferenciada.

O pirulito é uma alternativa para o caso de pacientes geralmente pediátricos que têm, por algum motivo, dificuldade de ingerir outras formas farmacêuticas. São adocicados, porém não contêm açúcar. Podem ser manipulados com sabor e ser coloridos com corantes alimentícios. Em caso de restrição, os corantes ou alguma substância da formulação podem ser excluídos mediante prescrição.

Vale lembrar que é fundamental que o responsável pela oferta do pirulito medicamentoso, verifique se a criança consumiu até o final, pois só assim será administrada a quantidade correta do medicamento. Além disso, deve ser mantido longe do alcance das crianças, respeitando a dose diária, uma vez que o formato lúdico faz com que a criança pense que é um doce.

Converse com o pediatra sobre a possibilidade de prescrição em forma de pirulito para seu filho (a)!

Compartilhar:

Posts relacionados

Óleo de coco vaginal

O óleo de coco é um produto 100% natural. Possui propriedades antioxidantes que favorecem a região vaginal ajudando a manter o pH em equilíbrio e

Leia mais »