Spirulina – Nutracêutico do milênio

Conhecida como alga azul e eleita pela OMS (Organização Mundial de Saúde) como o “alimento do milênio” a Spirulina ou Espirulina ficou bastante conhecida por ser aprovada pela NASA como suplemento nutricional dos astronautas em viagens espaciais, por ser uma opção alimentar segura e prática, pela energia que fornece, pela forma compacta para ser levada ao espaço, pela fácil digestão, bem como efeitos desintoxicantes.

Também classificada como o melhor alimento para o futuro da humanidade e alimento mais completo do planeta como pela ONU e pelo USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos),  apresenta perfil nutricional que as torna ideal como suplemento alimentar, pois substituem satisfatoriamente as fontes artificiais de nutrientes, por combinar diversos constituintes como carboidratos, lipídios, minerais (Ca, Mg, Fe, P, K e I), betacaroteno, vitamina E , vitaminas do complexo B e em destaque as proteínas (60 – 70%), que  apresentam boa qualidade e índice balanceado de aminoácidos essenciais (isoleucina,  leucina, lisina, metionina,  fenilalanina,  treonina e  valina) e aminoácidos não essenciais como alanina, arginina, ácido aspártico, cistina, ácido glutâmico, glicina, histidina, prolina, serina e tirosina, sendo assim, indicada como complemento alimentar para atletas, já que auxilia na recuperação muscular.

Em virtude da complexidade, não é classificada apenas como um alimento funcional, mas como um nutracêutico, uma vez que está relacionada à prevenção e ao tratamento de doenças, o que desperta o interesse no seu emprego como uma fonte farmacêutica em potencial.

Encontrada em cápsulas, comprimidos e em pó, pode ser ingerida com água ou sucos e frutas. Porém, muitos optam pelas cápsulas ou comprimidos, devido seu sabor amargo e marcante, além da praticidade. Vale salientar que pode ser uma ótima alternativa para veganos, vegetarianos e pessoas com restrições alimentares.

Seus benefícios são diversos, vão desde o auxílio no tratamento da osteoporose até a prevenção do envelhecimento precoce. Com propriedades anti-inflamatórias, auxiliam no combate à inflamação para a artrite e fibromialgia, como tratamento coadjuvante de mal de Alzheimer e mal de Parkinson e até na prevenção de catarata.

Devido seu alto poder antioxidante, combate aos radicais livres e melhora o sistema imunológico, auxiliando na força muscular, na redução do colesterol, triglicerídeos e pressão arterial, no controle da diabetes e anemia, melhorando os sintomas da rinite alérgica e processo de emagrecimento, tendo em vista que funciona como um inibidor do apetite, estimulando a saciedade.

Com base nisso, a FARMAFÓRMULA, disponibiliza a Spirulina, na dosagem que o médico ou nutricionista prescrever, como cápsulas e saches, bem como pode ser associada a outros ativos, melhorando a adesão do paciente.

Compartilhar:

Posts relacionados

Óleo de coco vaginal

O óleo de coco é um produto 100% natural. Possui propriedades antioxidantes que favorecem a região vaginal ajudando a manter o pH em equilíbrio e

Leia mais »