As Doenças Inflamatórias Intestinais (DIIs) consistem em patologias crônicas que afetam o trato gastrointestinal, de carácter inflamatório, inclui essencialmente a Doença de Crohn e a Colite Ulcerosa. Por afetar milhares de pessoas em todo mundo, percebeu-se a necessidade de aumentar a visibilidade e debate sobre essas doenças crônicas, sendo, portanto, o mês de maio escolhido como o mês de conscientização sobre doenças autoimunes.
A terapêutica convencional tem como objetivos a indução e a manutenção da remissão da doença, a minimização das complicações e manifestações da doença e a otimização da qualidade de vida dos doentes. Os medicamentos usados para tratar DIIs variam dependendo do tipo e gravidade da doença, mas geralmente incluem anti-inflamatórios, imunossupressores, antibióticos e, em casos mais graves, medicamentos biológicos. No entanto, o uso prolongado destas terapêuticas tem efeitos adversos graves e custos muito dispendiosos. Consequentemente, levou a um aumento do interesse dos pacientes por terapêuticas alternativas, como a fitoterapia.
A fitoterapia é o campo que utiliza plantas para o tratamento de diversas patologias, através do extrato, cápsula ou tintura, podendo ser uma opção complementar no tratamento DIIs, ajudando a aliviar sintomas e melhorando a qualidade de vida. Essa área é uma estratégia alternativa para modular a microbiota intestinal, pois para reparar a mucosa intestinal, os fitoterápicos agem através das propriedades antioxidantes, diminuindo o estresse oxidativo e consequentemente os danos à mucosa, e através das propriedades anti-inflamatórias, diminuem a permeabilidade intestinal. Além disso, os fitoterápicos aumentam as concentrações de bactérias simbiontes e diminui a de bactérias patogênicas, auxiliando na restauração da homeostase da flora intestinal, atuando assim, na manutenção da integridade da mucosa intestinal. Como destaque tem-se a Curcuma longa, Boswellia serrata, Aloe vera, Saffron, Zingiber, dentre outros.
Vale ressaltar que uma dieta adequada também pode contribuir para o controle da DII, pois alimentos ricos em ômega-3, fibras solúveis e probióticos podem ser benéficos. Consulte seu médico ou nutricionista! Na FARMAFÓRMULA você encontra diversos fitoterápicos que podem te auxiliar no tratamento.